RSS

O colégio foi vencedor de duas categorias do Prêmio Sinepe/RS.

Matéria do dia 9 de novembro de 2009.


O Colégio La Salle Dores foi vencedor em duas categorias do Prêmio Sinepe/RS . O projeto Ciranda da Leitura conquistou prata no Prêmio de Responsabilidade Social – categoria Desenvolvimento Cultural -, e o projeto Blog Conversas com Portugal conquistou ouro no Prêmio Destaque de Comunicação – categoria mídia digital.

Os trabalhos inscritos passaram por duas avaliações, na primeira etapa o júri avaliou individualmente os projetos e foram classificados aqueles que obtiveram as maiores notas. Os três finalistas de cada categoria defenderam seus trabalhos em audiências públicas, marcando a segunda etapa da avaliação. Foram vencedores aqueles que obtiveram a melhor nota, na soma das médias das duas etapas de avaliação.

As categorias de mídias (impressa, digital e eletrônica), do Prêmio de Comunicação, passaram apenas pela primeira etapa de avaliação, que já definiu os vencedores. A cerimônia de premiação se realizará no dia 03 de dezembro.

Saiba mais sobre os projetos vencedores do La Salle Dores

Projeto Ciranda da Leitura

O Projeto Ciranda da Leitura visa proporcionar ao educando e à Comunidade Dorense a sensibilização para as diversas manifestações culturais e fomentar o hábito da leitura, fazendo com que a biblioteca se torne um lugar prazeroso e atrativo para a comunidade. É composto pelas seguintes ações: Hora do Conto, Recreio Literário, Parada da Leitura, Sarau Literário, Voluntários da Leitura e a Jornada Literária – que reúne todas estas etapas em um só momento.

O projeto pretende estabelecer um movimento de caráter sócio-cultural, despertando o hábito de ler e, paralelamente, o pleno exercício da cidadania, tornando possível a todos o acesso à leitura. Assim, o Colégio estende suas ações de estímulo a leitura à instituições carentes, como o Obra Social Santa Luiza, Pão dos Pobres, entre outros. Através dos Voluntários da Leitura – grupo formado por alunos, professores, funcionários, pais, etc. – as mesmas ações que acontecem no La Salle Dores são realizadas em outras instituições, além de doação de livros, dramatização de histórias, entre outras. A responsável pelo projeto é a bibliotecária Silvana Corrêa.

Projeto Blog – Conversas com Portugal

A Escola, como instituição onde se produz conhecimento, visa ampliar a criatividade e oportunidade de melhoria da mesma para seus alunos e a comunidade educativa. Desta forma, através de um intercâmbio entre diferentes culturas de diferentes países (Brasil e Portugal), com auxilio da comunicação digital foi possível criar uma relação de interação entre os alunos da escola La Salle Dores e a Escola Valsassina de Portugal, visando a troca de experiências vivenciadas na esfera escolar e no cotidiano da cultura inserida de cada aluno.

O projeto desenvolveu-se a partir de um diálogo filosófico monitorado pelos professores e direção das escolas, possibilitando aos alunos o processo de construção de informações de suas experiências, permitindo aos mesmos interagir de acordo com as suas necessidades cognitivas. Os desafios foram diversos, desde o contato com a língua estrangeira até a diferença do fuso horário, entre as expectativas do contato com o novo, do distante, da possibilidade de relacionar-se com o outro através da comunicação virtual. Os alunos envolvidos do Colégio La Salle Dores são da turma 121 e os Professores Responsáveis: Letícia Luconi , Silvana e Manuela Menezes.



Por João Pedro Lindemann

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário