RSS

Mudança no vestibular

Desde que o Ministério da Educação anunciou que iria ocorrer uma grande mudança em relação ao vestibular, alunos, professores e os cursinhos pré-vestibulares estão tendo que se preparar de uma maneira diferente. Mas o que é essa “grande mudança” e porque ela vai ocorrer?


A proposta do Ministro da Educação, Fernando Haddad, é de unificar o vestibular nas Universidades Federais do Brasil, utilizando o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Portanto, irá ser aplicada uma prova para todo o país, e poderemos nos inscrever em até cinco universidades em vários Estados. O objetivo de toda essa revolução é democratizar o vestibular, ou seja, oferecer mais oportunidades de vagas aos candidatos, independente de onde residam, e a possibilidade de cursar suas faculdades em universidades fora de seus Estados, como normalmente acontece nos EUA.


E o que os nossos colegas estão achando disso tudo? Conversei com alguns alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio para saber suas opiniões! Confere ai:




Laura Serpa, turma 221:
- Eu acho que a mudança vai facilitar a prova. Em minha opinião, o pessoal aqui no Sul é teoricamente mais preparado em função da qualidade do ensino, o que só nos beneficiaria na nova prova. Concordo com a mudança.




Gabriela Kern, turma 231:
- Eu concordo em parte com a mudança. Acho que é uma boa unificar o vestibular, pois todo o país faria uma prova de mesmo nível. Eu só não concordo com a mudança muito rápida, não deveria ser em 2010, é muito em cima! Em 2011 seria melhor, teria mais tempo para as universidades, cursinho e colégios se preparem.




João Lemos, turma 222:
-Eu concordo com a mudança, pois o Enem vai ganhar mais importância e visibilidade. É uma prova diferente, mas muito melhor do que existe no sistema atual, que visa à decoreba.





Ana Paula Poppi, turma 231:
-Eu concordo com a mudança. É uma grande chance, pois abre novas portas para as universidades fora do RS. Essa proposta valoriza o conhecimento do aluno e sua capacidade de raciocínio e não prioriza a “decoreba”, como os atuais vestibulares fazem. A mudança com certeza é positiva!


Pois é pessoal, independente do tipo de vestibular, o certo é estudar bastante para alcançar o que se deseja!
Por isso, mãos a obra!
Mais informações sobre o Enem no site:
http://www.enem.inep.gov.br/
  • E você? O que acha da mudança? Fale o que você pensa! Nós queremos saber! Deixe um comentário aqui!!!



Por Nathália Carapeços

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário